Na 37ª Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira, 10 de novembro de 2025, a Câmara Municipal de Junqueirópolis aprovou por unanimidade de votos todos os quatro projetos de lei da Ordem do Dia, além de uma Moção de Apoio a um projeto em tramitação na Câmara dos Deputados.
Os destaques da sessão foram a adequação da lei de provimento de Gestor Escolar, uma medida crucial para garantir verbas federais da Educação, e a aprovação de um projeto que proíbe o uso de grampos metálicos em embalagens de alimentos vendidos na cidade.
PLC nº 033/2025: Visando garantir o recebimento de recursos do FUNDEB-VAAR (Valor Aluno Ano por Resultado), os vereadores aprovaram a alteração da Lei Complementar Municipal nº 1.120, de 2023. A legislação anterior, que previa a nomeação de gestores escolares por "lista tríplice" , tornou-se incompatível com a nova regulamentação federal, que exige um processo seletivo baseado estritamente na classificação.
Com a aprovação do projeto, a nomeação para a função de Diretor de Escola pelo Prefeito deverá, obrigatoriamente, seguir a exata ordem de classificação dos candidatos no processo seletivo. A medida elimina a discricionariedade na escolha e alinha o município às exigências federais para o financiamento da educação. O projeto também define o exercício da função em 3 anos, prorrogável por igual período , e atualiza exigências, como a necessidade de 5 anos de experiência no magistério municipal.
PL nº 12/2025: De autoria do vereador e presidente da Casa, Edvaldo Aparecido Carvalho, foi aprovado o projeto de lei que proíbe o uso de grampos metálicos, grampos galvanizados ou similares para fechar embalagens de produtos alimentícios. A medida visa proteger a saúde dos consumidores, eliminando o risco de acidentes como perfurações ou a ingestão acidental desses objetos.
A proibição se aplica a todos os estabelecimentos que comercializam alimentos para consumo imediato ou por serviço de entrega (delivery), como restaurantes, padarias, lanchonetes e food trucks. Os estabelecimentos terão um prazo de 90 dias, após a publicação da lei, para se adaptarem.
Foi aprovada por unanimidade a Moção de Apoio, de autoria dos vereadores Anderson Marcos Viana e Reinaldo Codognato, ao Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 846/2025, que tramita na Câmara dos Deputados.
O PDL em questão visa sustar (cancelar) os efeitos do Decreto Presidencial nº 12.686/2025, que instituiu a nova Política Nacional de Educação Especial Inclusiva. A moção aprovada pela Câmara de Junqueirópolis classifica o decreto presidencial como um "retrocesso civilizatório" e "insensível" , argumentando que ele foi editado "sem escuta social". Os vereadores defendem que, ao impor um "modelo único" e extinguir classes e escolas especiais, o decreto fere a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e nega às pessoas com deficiência e suas famílias o "direito de escolha".
Os vereadores também aprovaram por unanimidade outros dois projetos do Executivo:
PLC nº 059/2025: Autoriza a abertura de um crédito adicional suplementar de R$ 398.000,00. O valor será destinado a cobrir despesas com energia elétrica nos setores de Saúde, Administrativo e Obras, e com auxílio-alimentação para Educação, Saúde e Obras.
PLC nº 058/2025: Altera a Lei Complementar nº 786, de 2018 , corrigindo a descrição e a metragem de um imóvel rural desapropriado naquele ano. A área, destinada à instalação de um transbordo para separação de resíduos sólidos , precisava da correção para atender a exigências do Cartório de Registro de Imóveis.
Durante o expediente, foram lidas as seguintes indicações dos vereadores:
Solicitação para a construção de um muro de fechamento nos fundos do Cemitério Municipal.
Sugestão para instituir um programa de gratificação por desempenho para os servidores municipais.
Pedido para que as aulas de skate passem de quinzenais para semanais.
Solicitação para que o município se adeque à nova Lei Federal N° 15.250/2025, que rege a atividade de condutor de ambulância.
Pedido de reavaliação do projeto de construção de novos banheiros públicos no Bairro Cristo Redentor.
Também foi encaminhado à Mesa o balancete da Câmara Municipal referente ao mês de outubro de 2025.
Da redação - Câmara Municipal