Na manhã do dia 20 de agosto de 2025, foi realizada na Câmara Municipal de Junqueirópolis uma reunião com a presença da Diretora de Saúde, Letícia Gonçalves Ortolani Agustini, sua equipe técnica, o coordenador do Pronto Socorro Municipal, Dr. Andy Carlos Delgado Verdecia, e os vereadores da Casa de Leis. A convocação se deu em cumprimento ao Requerimento nº 34/2025, aprovado em regime de urgência especial, com o objetivo de obter informações detalhadas sobre atendimentos prestados em unidades de saúde do município, frente à repercussão de casos recentes entre a população.
Durante a reunião, foram prestados esclarecimentos sobre a abertura de sindicâncias que estão em andamento para apuração dos procedimentos adotados nos atendimentos. Foi informado que, em um dos casos, já foi tomada medida administrativa com o afastamento do profissional envolvido, como forma de garantir a apuração transparente e justa dos fatos.
Outro ponto abordado foi a política de conscientização da população sobre os atendimentos ofertados pelo sistema municipal de saúde, incluindo Pronto Socorro, Santa Casa e unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESFs). A diretoria informou que ações já são desenvolvidas, mas que haverá intensificação dessas medidas, com apoio da Câmara, para garantir melhor compreensão por parte da comunidade.
Em relação à experiência dos profissionais médicos e à avaliação de casos clínicos, foi destacado que o município continua tentando atrair médicos mais experientes. Ainda assim, a equipe enfatizou a existência de protocolos clínicos a serem seguidos e a importância de reforçar esses fluxos para garantir segurança e qualidade nos atendimentos. Medidas internas de aprimoramento já estão em andamento para fortalecer os procedimentos adotados.
Foi ressaltado também o elevado número de atendimentos realizados diariamente no Pronto Socorro e os muitos casos em que a atuação da equipe resultou em desfechos positivos para os pacientes, o que reforça a dedicação dos profissionais da saúde municipal. Houve ponderações quanto à importância de evitar qualquer distinção no atendimento em função de influência social, e a necessidade de garantir tratamento igualitário para todos os munícipes.
Os participantes destacaram, ainda, a necessidade de avaliar a transparência nas contratações realizadas e reforçar a articulação entre os setores envolvidos. A relação entre o Pronto Socorro e a Santa Casa foi tratada com atenção, especialmente quanto ao fluxo de internações.
Como proposta de aprimoramento, foram defendidas medidas para que o atendimento emergencial no Pronto Socorro se aproxime de um serviço semelhante à estrutura de uma UTI, bem como a criação de mecanismos que assegurem respaldo adequado aos profissionais e garantam atendimento humanizado aos pacientes.
A Câmara Municipal e o Poder Executivo reforçaram o compromisso mútuo com a transparência, a responsabilidade e a constante busca pela melhoria dos serviços de saúde em Junqueirópolis, colocando-se à disposição da população para construir soluções conjuntas e eficazes.
Da redação - Henrique Borges Ramal/Câmara Municipal