Na noite da segunda-feira, 18 de agosto de 2025, foi realizada a 25ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Junqueirópolis. A sessão foi marcada pela análise e aprovação de diversas matérias importantes, que visam melhorias para o município nas áreas de parcerias sociais, infraestrutura rural e prestação de contas de eventos públicos.
Foram aprovados por unanimidade os três projetos apresentados na Ordem do Dia:
Projeto de Lei nº 030/2025, de autoria do Executivo, que autoriza a celebração de um termo de aditamento com o Centro Comunitário Semente da Vida. O valor adicional de até R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais), visa cobrir despesas de custeio para implantação do “Projeto Go Givers” (aulas da modalidade esportiva tênis), para os jovens atendidos pela Entidade e alteração no cronograma de desembolso de agosto a dezembro, com o valor adicional solicitado.
Projeto de Lei nº 031/2025, também de autoria do Executivo, autoriza termo de aditamento com a Associação Agrícola de Junqueirópolis. O valor adicional de até R$ 34.144,00 (trinta e quatro mil, cento e quarenta e quatro reais), visa cobrir despesas de custeio para a contratação de um Assistente Agropecuário, visando o atendimento dos pecuaristas, especialmente no acompanhamento de vacinas e outras zoonoses, além da assistência quanto ao manejo de gado bovino e alteração no cronograma de desembolso de agosto a dezembro, com o valor adicional solicitado.
Projeto de Lei Complementar nº 030/2025, que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar, visando atender as despesas com aquisição de equipamentos permanentes para serem utilizados no Centro de Saúde e ESFs do Município de Junqueirópolis, com recursos federais, e despesas com aquisição de equipamentos permanentes voltados à estruturação de uma Sala Multidisciplinar para atendimento especializado de pessoas com Transtorno do neurodesenvolvimento, dentre eles o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com recursos estaduais.
Dois requerimentos apresentados pelo Presidente da Casa, Vereador Edvaldo Aparecido Carvalho, também foram aprovados por unanimidade:
O Requerimento nº 035/2025 solicita à Diretoria Administrativa informações completas sobre todos os orçamentos e despesas relacionadas à realização da tradicional festa Aceruva 2025.
O Requerimento nº 036/2025 busca informações sobre a atual situação da parceria entre o Executivo Municipal e a Associação Autística TEAjudo, que realiza um trabalho essencial no atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Durante o expediente, os vereadores apresentaram cinco novas indicações:
Instalação de redutores de velocidade na Rua Constantino Marcolino de Souza.
Solução para erosão nos fundos da Rua Alberto Nucci, na área rural da Vila Santa Ruth.
Manutenção preventiva nas estradas JQL-010 (sentido Dracena) e JQL-030.
Instalação de placas de identificação das ruas no Loteamento Jardim Bella Vista.
A Câmara Municipal de Junqueirópolis continua trabalhando em prol da população nos mais diversos segmentos.